Notícias

A AstraZeneca testará um componente da vacina russa Sputnik V nos ensaios clínicos de sua própria vacina contra o coronavírus

  • A Sputnik V é uma das vacinas mais eficazes em todo o mundo contra o coronavírus, com mais de 90% de eficácia. A característica única da vacina russa é o uso, em duas inoculações separadas, de dois componentes diferentes baseados em adenovírus humano com o objetivo de introduzir no no corpo material genético da “espinha” do coronavírus. Essa abordagem permite uma resposta imune mais forte e duradoura em comparação com outras vacinas que usam um mesmo componente para duas inoculações.

  • Em 23 de novembro de 2020, após a publicação dos resultados que mostram a alta eficácia da vacina Sputnik V, a RDIF e o Centro Gamaleya ofereceram à AstraZeneca o uso de um dos dois componentes da vacina Sputnik V.

  • A AstraZeneca aceitou a proposta do RDIF e do Centro Gamaleya de usar um dos dois vetores da vacina Sputnik V em testes clínicos adicionais de sua própria vacina, que terão início antes do final deste ano.

Moscou, 11 de dezembro de 2020 – Após os resultados preliminares dos ensaios clínicos da vacina Sputnik V terem demonstrado uma eficácia de mais de 90%, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, o fundo soberano da Rússia) e o Instituto Gamaleya ofereceram, em 23 de novembro, o uso de um dos dois componentes (vetores adenovirais humanos) da vacina Sputnik V à AstraZeneca para usá-lo em seus próprios ensaios clínicos.

A AstraZeneca aceitou a proposta RDIF e, antes do final de 2020, iniciará os ensaios clínicos de sua própria vacina em combinação com o vetor adenovírus humano do tipo Ad26 da vacina Sputnik V. Esta pesquisa permitirá aos cientistas da AstraZeneca estudar a possibilidade de aumentar a eficácia da sua vacina graças a esta abordagem combinada.

Sputnik V é uma das vacinas mais eficazes e seguras do mundo, devido à sua tecnologia exclusiva, que combina dois vetores adenovirais humanos diferentes, proporcionando uma resposta imune mais forte e de longo prazo, em comparação com vacinas que usam o mesmo componente para as dois inoculações1.

Esta metodologia com dois vetores adenovirais diferentes, para uma imunização primária e uma de reforço, é uma descoberta única e revolucionária dos cientistas do Centro Gamaleya. Permite evitar a reação imune ao primeiro vetor, que se forma após a primeira imunização, e, portanto, aumentar a eficácia e gerar imunidade de longo prazo. Entre as principais vacinas contra COVID-19, a vacina Sputnik V é a única a usar a tecnologia de dois vetores.

A oferta da RDIF para a AstraZeneca foi um exemplo da postura pró-ativa da Rússia neste assunto: ela não apenas criou uma das vacinas mais eficazes do mundo até hoje contra o coronavírus, mas está pronta para compartilhar os vetores do Sputnik V com aqueles que desejam produzir vacinas usando os dois tecnologia de vetor.

Kirill Dmitriev, Diretor Executivo do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), afirmou:

“Este exemplo único de cooperação entre cientistas de diferentes países na luta conjunta contra o coronavírus terá um papel fundamental na vitória final sobre a pandemia global. A vacina russa Sputnik V já está, hoje, salvando vidas na Rússia por meio do programa de vacinação em larga escala. A decisão da AstraZeneca de conduzir testes clínicos usando um dos dois vetores da vacina Sputnik V, a fim de aumentar a eficácia de sua própria vacina, é um passo importante na unificação dos esforços para combater a pandemia. Saudamos o início desta nova etapa de cooperação entre os produtores de vacinas. Estamos determinados a desenvolver essa parceria no futuro e a iniciar a produção conjunta depois que a nova vacina demonstrar sua eficácia no decorrer dos testes clínicos. Esperamos que outros produtores de vacinas sigam nosso exemplo. ”


1 - Por exemplo, Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Johnson & Johnson e outros produtores de vacinas de duas doses usam o mesmo componente para as duas inoculações em suas vacinas.

***

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) é o fundo soberano da Rússia estabelecido em 2011 para co-investir, principalmente na Rússia, ao lado de investidores financeiros e estratégicos internacionais de renome. O RDIF atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. A empresa de gestão da RDIF está sediada em Moscou. Atualmente, o RDIF tem experiência na implementação conjunta bem-sucedida de mais de 80 projetos com sócios estrangeiros, totalizando mais de RUB 1,9tn e cobrindo 95% das regiões da Federação Russa. As empresas do portfólio RDIF empregam mais de 800.000 pessoas e geram receitas que equivalem a mais de 6% do PIB da Rússia. A RDIF estabeleceu acordos de parceria estratégica com co-investidores internacionais líderes de mais de 18 países que totalizam mais de US $40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas em www.rdif.ru

Para informações adicionais:

Arseny Palagin
Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF)
Secretário de imprensa
Telefone: +7 495 644 34 14, ext. 2395
Móvel: +7 916 110 31 41
E-mail:[email protected]

A sua mensagem foi enviada com sucesso!

Você está inscrito para receber nossas notícias.
Obrigado!