Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya

O Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia nomeado em homenagem ao acadêmico honorário N.F. Gamaleya é uma instituição de pesquisa líder no mundo em seu campo. O centro foi fundado em 1891 como um laboratório privado. Em 1949 recebeu o nome de Nikolai Gamaleya, pioneiro da pesquisa russa em microbiologia.

Nikolai Gamaleya estudou no laboratório do biólogo francês Louis Pasteur em Paris e abriu a segunda estação de vacinação contra a raiva do mundo na Rússia em 1886. No século 20, Gamaleya, ficando um dos líderes do centro, lutou contra epidemias de cólera, difteria e febre tifóide e foi um dos organizadores de campanhas de vacinação em massa na URSS.

O centro administra uma das maiores “bibliotecas de vírus” do mundo e possui sua própria unidade de produção de vacinas. Desde a década de 80, os especialistas do Centro Gamaleya lideraram o esforço para desenvolver uma plataforma tecnológica a partir de adenovírus, inicialmente extraídos de adenoides humanos.

Em 2015, o Centro Gamaleya desenvolveu e registrou, com sucesso, duas vacinas contra a febre ebola usando a plataforma de vetores de adenovírus. Outra vacina contra a febre ebola foi registrada em 2020. As vacinas foram oficialmente aprovadas para uso pelo Ministério da Saúde da Rússia. Cerca de 2.000 pessoas na Guiné receberam injeções de vacinas contra ebola em 2017-18 como parte do ensaio clínico de Fase 3. O Centro de Pesquisa Gamaleya recebeu uma patente internacional para a vacina contra o ebola.

O Centro Gamaleya usou também vetores adenovirais para desenvolver vacinas contra influenza e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). Ambas as vacinas estão atualmente em estágios avançados de ensaios clínicos.

Desde 1997, o centro é dirigido pelo acadêmico Alexander Gintsburg.

vacina Sputnik V

Equipe de criadores de vacina Sputnik V

Alexander GintsburgDoutor de ciências biológicas, Membro da Academia de Ciências da Rússia.

Denis LogunovDoutor de ciências biológicas, Membro da Academia de Ciências da Rússia.

Boris NaroditskyDoutor de ciências biológicas, professor

Sergei BorisevichDiretor, Entidade Federal Estatal Pública (FGBU) “Instituto Central de Investigação Científica” do Ministério de Defesa da Rússia, Doutor de ciências biológicas, mestre de ciências médicas, professor.

Andrei Botikov

Darya Grousova

Alina Dzharullayeva

Inna DolzhikovaDoutora de ciências biológicas

Darya YegorovaDoutora de ciências biológicas

Ilyas YesmagambetovDoutor de ciências biológicas

Olga ZubkovaDoutora de ciências biológicas

Tatyana Ozharovskaya

Olga Popova

Aleksandr SemikhinDoutor de ciências biológicas

Yelizaveta TokarskayaDoutora de ciências biológicas

Amir TukhvatulinDoutor de ciências biológicas

Dmitry ShcheblyakovDoutor de ciências biológicas

Dmitry ShcherbininDoutor de ciências biológicas

A sua mensagem foi enviada com sucesso!