A eficácia da vacina Sputnik V contra o coronavírus em San Marino foi de 94,8% durante a vacinação no país

Moscou, 2 de setembro de 2021 – O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, o fundo soberano da Federação Russa) anuncia os dados do Ministério da Saúde de San Marino sobre o uso da vacina russa contra o coronavírus Sputnik V durante a campanha de vacinação no país confirmando a alta eficácia do medicamento, inclusive contra novas cepas.

A avaliação da eficácia da Sputnik V foi realizada com base no monitoramento de dados para o período de 25 de fevereiro a 23 de agosto de 2021. A eficácia da vacina russa contra o coronavírus é de 94,8% a partir do dia 21 após o recebimento do primeiro componente. Ao mesmo tempo, a eficácia contra a internação é de 95,9% - neste indicador a Sputnik V apresentou o melhor resultado entre todos os medicamentos usados ​​no país.

San Marino se tornou o primeiro estado da Europa a derrotar o coronavírus e remover as restrições correspondentes graças à inclusão da vacina Sputnik V no portfólio nacional. Mais de 70% da população adulta do país foram vacinados com o medicamento russo.

A Sputnik V mostra também um alto perfil de segurança segundo o estudo parecido na revista EClinicalMedicine (publicada pela uma das principais revistas médicas The Lancet). Em particular, segundo os autores do estudo, a Sputnik V tem um alto perfil de tolerância na faixa etária de 60 anos e mais em termos de ocorrência de eventos adversos de curto prazo devido à vacinação. Quase todos os eventos adversos relacionados à vacina foram leves ou moderados e/ou duraram menos de dois dias.

A vacina Sputnik V tem vantagens importantes:

• A eficácia da vacina é de 97,6% com base na análise de dados de incidência de coronavírus entre russos vacinados com os dois componentes do medicamento no período de 5 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021.

• A vacina “Sputnik V” é baseada em uma plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos que causam o resfriado comum e que a humanidade tem enfrentado por milênios.

• Na Sputnik V, pela primeira vez entre as vacinas contra o coronavírus é realizada uma abordagem de reforço heterogênea baseada no uso de dois vetores diferentes para duas injeções durante a vacinação. Essa abordagem cria uma imunidade mais forte em comparação com as vacinas usando o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

• A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos de longo prazo das vacinas de adenovírus foram comprovadas em mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 2,1 trilhões de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 1 milhão de funcionários com a receita anual de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Pode encontrar mais informações no site: rdif.ru

Contato para informações adicionais:

Fundo de Investimento Direto Russo
Diretor de Comunicações Externas