Começou a produção da vacina "Sputnik V" na Argentina

Moscou, 20 de abril de 2021 - O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, o fundo soberano da Federação Russa) e a empresa farmacêutica Laboratorios Richmond SACIF anunciam a produção do primeiro lote da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus na Argentina.

A Argentina é o primeiro país da América Latina a iniciar a produção da vacina Sputnik V. RDIF e os seus parceiros realizaram uma transferência de tecnologia para Laboratorios Richmond, o primeiro lote será enviado para o Centro Gamaleya para controlar a sua qualidade. A produção em grande escala do Sputnik V na Argentina está prevista para o mês de junho.

A Argentina foi o primeiro país da América Latina a registrar oficialmente a vacina Sputnik V em seu território. O registro foi realizado como parte de uma autorização de uso de emergência (emergency use authorization). A vacinação com a vacina russa começou na Argentina em 29 de dezembro de 2020.

A vacina produzida na Argentina pode ser exportada posteriormente para outros países da América Central e América Latina.

Atualmente, a vacina Sputnik V está registrada em 60 países, com uma população total de 3 bilhões de pessoas. A eficácia da vacina foi de 97,6% de acordo com os dados de incidência do coronavírus entre os russos vacinados com os dois componentes da vacina no período de 5 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021.

A vacina é baseada em uma plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos e usa dois vetores diferentes, um vetor para cada uma das duas injeções, proporcionando uma imunidade mais duradoura do que as vacinas que usam o mesmo vetor para ambas doses.

Alberto Fernández, Presidente da Argentina, comentou:

“Estamos muito satisfeitos por poder produzir na Argentina a vacina Sputnik V, com a qual já estamos protegendo nossa população com excelentes resultados. Será uma grande oportunidade para avançar no combate contra a pandemia, não só na Argentina, mas também na América Latina.”.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), declarou:

“A Argentina foi a primeira na América Latina a aprovar o uso da vacina Sputnik V e a primeira que começou a vacinar a população com a vacina russa. Hoje temos o prazer de anunciar que a Argentina também é o primeiro país da região a iniciar a produção da vacina Sputnik V, graças a uma parceria entre o RDIF e os Laboratórios Richmond. A vacina Sputnik V é aprovada em mais de 10 países da América Latina e Central, e a produção na Argentina permitirá entregas para nossos outros parceiros. "

Marcelo Figueiras, presidente da Richmond Laboratories, disse:

“Laboratories Richmond tem orgulho do apoio da RDIF e do fato de que o fundo usa nossa base científica e tecnológica para produzir a vacina Sputnik V na Argentina. Nossa empresa fará o possível para garantir que a vacina esteja disponível o mais rápido possível para a Argentina e para toda a América Latina. ”

A vacina Sputnik V tem vantagens importantes:

• A eficácia da vacina é de 97,6% de acordo com a análise dos dados de incidência do coronavírus entre os russos vacinados com os dois componentes da vacina no período de 5 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021.

• A vacina Sputnik V é baseada em uma plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos, que causam o resfriado comum e coexistiram com a humanidade por milhares de anos.

• Sputnik V usa dois vetores diferentes, um vetor para cada uma das duas injeções do processo de vacinação, proporcionando uma imunidade mais duradoura do que as vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

• A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos de longo prazo das vacinas adenovirais foram demonstradas por mais de 250 estudos clínicos, conduzidos ao longo de duas décadas.

• Sputnik V não causa alergias graves.

• A temperatura de armazenamento da vacina “Sputnik V”, entre + 2 + 8 graus Celsius, permite que seja armazenada em refrigeradores convencionais sem a necessidade da infraestrutura adicional.

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) é o fundo soberano da Rússia estabelecido em 2011 para co-investir, principalmente na Rússia, ao lado de investidores financeiros e estratégicos internacionais de renome. O RDIF atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. Atualmente, o RDIF tem experiência na implementação conjunta bem-sucedida de mais de 80 projetos com sócios estrangeiros, totalizando mais de RUB 2tn e cobrindo 95% das regiões da Federação Russa. As empresas do portfólio RDIF empregam mais de 800.000 pessoas e geram receitas que equivalem a mais de 6% do PIB da Rússia. A RDIF estabeleceu acordos de parceria estratégica com co-investidores internacionais líderes de mais de 18 países que totalizam mais de US $40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas em rdif.ru

Para informações adicionais, entre em contato com:

Alexey Urazov
Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF)
Diretor de Comunicações Externas
Tel móvil: +7 915 312 76 65