O México é o primeiro na América do Norte a registrar a vacina «Sputnik V»

Moscou, 3 de fevereiro de 2021 – O Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI, o fundo soberano da Federação Russa) anuncia o registro da vacina russa contra o coronavírus Sputnik V pela Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários do México (Comisión Federal para la Protección contra Riesgos Sanitarios, COFEPRIS).

O registro foi realizado no âmbito de uma autorização de uso de emergência (emergency use authorization) sem ensaios clínicos adicionais no território do estado. O México tornou-se o primeiro estado norte-americano e o 17° no mundo a aprovar a utilização do fármaco.

A utilização da vacina Sputnik V já foi aprovada anteriormente na Rússia, Bielo-Rússia, Argentina, Bolívia, Sérvia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão, Hungría, Emirados Árabes Unidos, Irã, República da Guiné, Tunísia e Armênia.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI), declarou:

«Saudamos a decisão positiva dos orgãos reguladores mexicanos de registrar a vacina Sputnik V e sua inclusão no portfólio nacional de fármacos contra o coronavirus. A parceria entre a Rússia e o México ajudará a salvar vidas e proteger as populações graças a uma das melhores vacinas no mundo cuja alta eficácia foi provada na véspera pela publicação dos dados na revista mais respeitada medical «The Lancet».

As principais vantagens da vacina Sputnik V são:

• A eficácia do “Sputnik V” está acima de 91,6% o que foi aprovado pela publicação dos dados na «The Lancet», uma das revistas medicais mais velhas e mais respeitadas no mundo; a vacina oferece proteção total contra casos graves de doença provocada pelo coronavírus.

• A vacina Sputnik V é baseada na comprovada e bem estudada plataforma de vetores adenovirais humanos que causam o resfriado comum e que são encontrados pela humanidade há milênios.

• A vacina Sputnik V usa dois vetores diferentes para duas injeções durante o processo de vacinação, o que cria uma imunidade mais resistente em comparação com vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

• A segurança, eficácia e ausência de efeitos adversos de longo prazo das vacinas de adenovírus foram comprovadas em mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.

• Os desenvolvedores da vacina Sputnik V estão fazendo parceria com a AstraZeneca para ensaios clínicos colaborativos para melhorar a eficácia da vacina AstraZeneca.

• O Sputnik V não causa alergias graves.

• A temperatura de armazenamento de Sputnik V entre +2 +8 graus Celsius permite que seja armazenado em refrigerador convencional sem a necessidade de investimento em infraestrutura adicional da rede de frio.

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 2 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru

Contato para informações adicionais:

Fundo de Investimento Direto Russo
Secretário de imprensa