RDIF agradece ao México por apreender lote ilegal de vacina falsa “Sputnik V”

Moscou, 18 de março de 2021 – O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, o fundo soberano da Federação Russa) expressa sua gratidão ao Governo do México, às autoridades alfandegárias e às Forças Armadas do país pela apreensão de um lote falso da vacina russa “Sputnik V” contra o coronavírus.

Hoje, as autoridades mexicanas apreenderam um lote de uma vacina, cujo design e embalagem eram falsos, imitando a vacina russa “Sputnik V”. Informações detalhadas podem ser encontradas na declaração oficial do Governo do México em:

A análise das fotos do lote apreendido sugere que se trata de uma substância falsa que nada tem a ver com a vacina original, inclusive no desenho dos recipientes e rótulos. O procedimento de envio também violou os protocolos de embalagem e envio da vacina oficial “Sputnik V”.

O RDIF afirma que cada lote da vacina “Sputnik V” produzido está sujeito aos controles mais rigorosos. Cada ampola da vacina possui um código QR exclusivo que permite ao RDIF e aos parceiros rastrear sua origem. A vacina “Sputnik V” é transportada apenas por transportadores autorizados que atendem aos mais altos padrões de segurança, incluindo monitoramento remoto de temperatura.

O RDIF e as agências governamentais russas continuarão a trabalhar com governos e parceiros em todo o mundo para identificar em conjunto vacinas falsas “Sputnik V” e proteger a cadeia de abastecimento.

A tentativa de fornecer um lote de vacina falsa é um exemplo de possíveis provocações contra um medicamento russo, como noticiou a mídia russa na semana passada, citando fontes importantes. O governo mexicano parou e evitou essa provocação que visava desacreditar a vacina “Sputnik V”, fornecendo uma vacina falsificada. O RDIF, o Ministério da Saúde da Rússia e as agências governamentais russas cooperarão com as autoridades mexicanas durante a investigação.

A segurança do fornecimento e a autenticidade da vacina são de importância prioritária para o RDIF e o Centro Gamaleia. A “Sputnik V"” é fornecida apenas através dos canais oficiais e a vacinação com o medicamento é realizada exclusivamente no âmbito dos programas oficiais dos governos relevantes.

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru

Contato para informações adicionais:

Alexey Urazov
Fundo de Investimento Direto Russo