Mosco, 18 de janeiro de 2021 – O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, o fundo de riqueza soberana da Federação Russa) e o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia anunciam a criação do Conselho Científico Internacional de Especialistas na vacina “Sputnik V”, a primeira vacina registrada no mundo contra o coronavírus.
O Conselho inclui cientistas líderes no campo da virologia, microbiologia, genética e biotecnologia da Argentina, Reino Unido, Alemanha, Índia, Rússia, EUA, França, Suécia e Croácia, que representam os maiores centros científicos e médicos.
Composição do Conselho Internacional de Especialistas Científicos da Vacina “Sputnik V”:
1. Carlos Zala, Professor Adjunto, Departamento de Microbiologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Buenos Aires, Argentina;
2. Omar Sued, Presidente da Sociedade de Doenças Infecciosas, Argentina;
3. David Livermore, Professor de Microbiologia Médica, University of East Anglia, Reino Unido;
4. Len Seymour, Professor de Terapia Genética, Departamento de Oncologia, Universidade de Oxford, Reino Unido;
5. Wibke Bayer, Líder de Equipe, Instituto de Virologia, Hospital Universitário de Essen, Alemanha;
6. Vasanthapuram Ravi, Doutor em Microbiologia, Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurologia (NIMHANS), Índia;
7. Cecil Czerkinsky, Chefe de Pesquisa de Vacinas, Instituto de Farmacologia Molecular e Celular, França;
8. Dragomira Majhen, Líder da Equipe de Pesquisa, Instituto Rujer Boskovic, Croácia;
9. Niklas Arnberg, Professor de Virologia, Universidade Umea, Suécia;
10. Hildegund Ertl, Doutora em Medicina, Professora, Centro de Vacinas e Imunoterapia, Instituto Wistar, EUA;
11. Ronald Rodriguez, Doutor em Medicina, Professor de Urologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Texas em San Antonio, EUA;
12. David Ornelles, Professor Associado de Microbiologia e Imunologia, Wake Forest School of Medicine, EUA;
13. Alexander Gintsburg, Diretor do Centro Gamaleia, acadêmico da Academia Russa de Ciências;
14. Denis Logunov, Vice-Diretor de trabalho científico do Centro Gamaleia, Membro Correspondente da Academia Russa de Ciências, Doutor em Ciências Biológicas;
15. Sergey Tsarenko, Professor, Faculdade de Medicina Fundamental, Universidade Estadual de Moscou M.V. Lomonosov, Médico Chefe Adjunto de Anestesiologia e Reanimação, Hospital No. 52, Moscou;
16. Aleksandr Rumyantsev, Presidente do Centro Nacional de Pesquisa Médica para Hematologia Pediátrica, Oncologia e Imunologia Dmitry Rogachev, Acadêmico da Academia Russa de Ciências, Doutor em Ciências Médicas, Professor.
Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), disse:
“O RDIF e o Centro Gamaleia iniciaram a criação do Conselho Internacional de Especialistas Científicos sobre a vacina ‘Sputnik V’ e a formação de uma plataforma internacional onde cientistas de desenvolvimento de vacinas podem trocar informações, opiniões e experiências com colegas estrangeiros de destaque. Tal intercâmbio científico tornou-se especialmente requisitado em conexão com a pandemia da nova infecção por coronavírus, um problema global que estimulou a unificação de todo o potencial de pesquisa global. Agradecemos a todos os especialistas que aceitaram nossa proposta para ingressar ao Conselho. A parceria internacional, incluindo a vacina contra o coronavírus, é a chave para a vitória final e provar mais uma vez que o nobre objetivo de salvar vidas não tem limites.”
A vacina “Sputnik V” tem uma série de vantagens principais:
A eficácia da “Sputnik V” é superior a 90%, e a vacina oferece proteção total contra casos graves de coronavírus.
A vacina “Sputnik V” é baseada na comprovada e bem estudada plataforma de vetores adenovirais humanos, que causam o resfriado comum e que são encontrados pela humanidade há milênios.
A vacina “Sputnik V” usa dois vetores diferentes para duas injeções durante o processo de vacinação, o que cria uma imunidade mais robusta em comparação com vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.
A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos de longo prazo das vacinas de adenovírus foram comprovadas em mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.
Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram vacinadas com a “Sputnik V”.
Os desenvolvedores da vacina “Sputnik V” estão fazendo parceria com a AstraZeneca para ensaios clínicos colaborativos para melhorar a eficácia da vacina AstraZeneca.
A vacina “Sputnik V” foi aprovada na Rússia, Belarus, Sérvia, Argentina, Bolívia, Argélia e Palestina. O processo de registro de vacinas da União Europeia foi iniciado.
A “Sputnik V” não causa alergias graves.
A temperatura de armazenamento da “Sputnik V” é de + 2 + 8 graus Celsius permite que seja armazenada em refrigerador convencional sem a necessidade de investimento em infraestrutura adicional da rede de frio.
A “Sputnik V” custa menos de US$ 10 por injeção, o que o torna disponível em todo o mundo.
***
O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru
Contato para informações adicionais:
Arseny Palagin Fundo de Investimento Direto Russo Secretário de imprensa Telefone: +7 495 644 34 14, ramal. 2395 Celular: +7 916 110 31 41 E-mail:[email protected]
A sua mensagem foi enviada com sucesso!