RDIF e Pharco acordam fornecimento de 25 milhões de doses da vacina “Sputnik V” para o Egito

Moscou, 30 de setembro de 2020 - O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, o fundo soberano de riqueza da Federação Russa) e um dos principais grupos farmacêuticos do Egito, a Pharco (por meio de uma importante subsidiária da Biogeneric Pharma), acordaram o fornecimento ao país de 25 milhões de doses da primeira vacina contra o coronavírus registrada no mundo, a “Sputnik V”, criada na plataforma bem estudada de vetores adenovirais humanos. O acordo apoiará os esforços do Ministério da Saúde do Egito para fornecer ao país uma vacina contra o coronavírus.

Graças ao acordo entre o RDIF e a Pharco, 25% da população egípcia terá acesso à vacina “Sputnik V”. No futuro, está prevista a distribuição nos países vizinhos ao Egito.

O Egito garantirá um portfólio diversificado de vacinas contra o coronavírus, que incluirá uma vacina baseada na plataforma de adenovírus humano. Esta plataforma é bem estudada há décadas, sua segurança foi comprovada em mais de 75 publicações científicas internacionais e em mais de 250 estudos clínicos.

A vacina russa “Sputnik V” demonstrou a ausência de eventos adversos graves em ensaios clínicos, com 100% dos participantes desenvolvendo imunidade humoral e celular estável. Vacinas de outros fabricantes baseadas em novas plataformas ainda precisam provar sua segurança e atualmente não têm dados sobre carcinogenicidade ou efeitos na fertilidade.

Em 11 de agosto, a vacina “Sputnik V” produzida pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia recebeu um certificado de registro do Ministério da Saúde da Rússia, tornando-se a primeira vacina contra o coronavírus registrada no mundo. Informações detalhadas sobre a vacina “Sputnik V”, a plataforma tecnológica de vetores adenovirais humanos usados na sua criação, e outros detalhes estão disponíveis no site: sputnikvaccine.com

Em 4 de setembro, uma das principais revistas médicas do mundo, a The Lancet, publicou um artigo científico com os resultados das fases 1-2 dos ensaios clínicos da vacina, que demonstrou a ausência de eventos adversos graves e a formação de uma resposta imunológica estável em 100% dos participantes do estudo. Atualmente, o estudo pós-registro da vacina “Sputnik V” continua com a participação de 40 mil voluntários. Ao mesmo tempo, mais de 60.000 pessoas expressaram sua vontade de se voluntariar para o estudo. Os primeiros resultados do estudo de pós-registro devem ser publicados em outubro-novembro de 2020.

Mais de 50 países do Oriente Médio, Ásia, América Latina, Europa e CIS realizaram pedidos de compra da vacina “Sputnik V”. O RDIF anunciou anteriormente os acordos firmados com parceiros do México para o fornecimento de 32 milhões de doses, no Brasil - até 50 milhões de doses, na Índia - 100 milhões de doses, bem como no Uzbequistão - até 35 milhões de doses e no Nepal - 25 milhões de doses.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo, disse:

“O acordo entre o RDIF e a Pharco permitirá ao Egito obter a vacina eficaz e segura ʽSputnik Vʼ para quase 25% da população. A plataforma de vetor de adenovírus humano é muito melhor compreendida do que novas tecnologias, como vetores de adenovírus de macaco ou mRNAs usados em vacinas de outros fabricantes. Os egípcios receberão a vacina, que é criada em uma plataforma que não tem consequências negativas em longo prazo, incluindo a possível ocorrência de câncer ou riscos para a função reprodutiva. Esperamos que um número crescente de países inclua a ʽSputnik Vʼ em seus portfólios de vacinas contra o coronavírus nas próximas semanas.”

Sherine Abbas Helmy, fundadora e presidente da Pharco, disse:

“Estamos muito satisfeitos com este acordo que garantirá o fornecimento da vacina russa ʽSputnik Vʼ ao Egito. Além de fornecer a vacina, estamos considerando muitas outras oportunidades de cooperação com o RDIF, incluindo a produção no Egito nas instalações da Biogeneric Pharma por vários meses, para o benefício de nossos países.”

Felix Ershov, virologista, acadêmico da Academia Russa de Ciências, observou:

“Sem vacina, não será possível enfrentar completamente esta pandemia. A vacina criada pelo Centro Gamaleia não é como as vacinas do passado (com vírus vivo ou morto). É feito com biotecnologia moderna, em plataforma comprovada, em contraste com os desenvolvimentos propostos por várias empresas com base em mRNA ou adenovírus de macaco, que ainda não foram testados antes.

A segurança da vacina ʽSputnik Vʼ está garantida, pois ela utiliza um vírus do resfriado inofensivo para o homem e não contém o coronavírus em si - apenas parte de seu código genético está presente, o que exclui a possibilidade de infecção. Ao mesmo tempo, está garantida a produção de anticorpos necessários para proteger o organismo, o que foi confirmado pelos resultados dos testes. O uso de duas injeções consecutivas com diferentes mecanismos de liberação do código do vírus no organismo garante a imunização e é uma vantagem única da vacina russa.”

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru

A PHARCO Corporation (Pharco) foi fundada por Hassan Abbas Helmy e iniciou suas operações em 1987. A PHARCO é uma empresa líder na indústria farmacêutica no Egito, Oriente Médio e África, oferecendo uma ampla gama de medicamentos genéricos farmacêuticos e de marca junto com outros alimentos e vitaminas para o tratamento e prevenção de doenças. A PHARCO Corporation é atualmente um grupo de nove empresas de saúde que operam na indústria farmacêutica que desenvolvem, fabricam, comercializam, distribuem e exportam uma ampla gama de medicamentos de marca e genéricos, bem como produtos farmacêuticos licenciados e vacinas. Mais informações podem ser encontradas no site www.pharco.org

Contato para informações adicionais:

Arseny Palagin
Fundo de Investimento Direto Russo