A produção da vacina também será estabelecida no país
Moscou, 21 de dezembro de 2020 – O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, o fundo de riqueza soberana da Federação Russa) anuncia a emissão de uma autorização de comercialização para a vacina russa contra o coronavírus “Sputnik V” pelo Ministério da Saúde da República de Belarus. Assim, Belarus se tornou o primeiro país estrangeiro a registrar oficialmente uma vacina em seu território.
A vacinação de voluntários na República de Belarus começou em 1º de outubro como parte de um ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo da vacina “Sputnik V” no país. O estudo, que foi financiado pel RDIF e recrutou 100 pessoas em oito unidades de saúde selecionadas como centros de pesquisa.
Ao registrar a vacina, o Ministério da Saúde de Belarus também levou em consideração os dados obtidos durante os testes clínicos na Rússia. O Centro Gamaleia e o RDIF anunciaram em 14 de dezembro os resultados da análise dos dados do terceiro ponto de controle final no âmbito dos estudos de Fase III após 21 dias a partir do momento em que os voluntários russos receberam o primeiro componente da vacina. A eficácia da vacina “Sputnik V” é de 91,4%.
O cálculo da eficácia foi realizado com base nos dados de 22.714 voluntários que receberam a primeira e a segunda injeções da vacina “Sputnik V” ou placebo, no terceiro e último ponto de controle - 78 voluntários doentes, de acordo com o Protocolo de Ensaios Clínicos de Fase III.
Ao mesmo tempo, a eficácia da vacina Sputnik V contra casos graves de infecção por coronavírus foi de 100%. Entre os casos confirmados de infecção por coronavírus, 20 casos graves foram registrados no grupo placebo, enquanto nenhum caso grave foi registrado no grupo que recebeu a vacina.
Atualmente, em parceria com o RDIF em Belarus, estão em andamento trabalhos para localizar a produção da vacina Sputnik V.
Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), disse:
“Belarus foi o primeiro país a participar de testes clínicos no exterior da vacina ‘Sputnik V’, bem como o primeiro país depois da Rússia a registrar oficialmente a vacina. Os especialistas do Ministério da Saúde de Belarus, assim como seus colegas russos, apreciaram muito a segurança e eficácia da vacina ‘Sputnik V’, criada na plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos. O registro de uma vacina em Belarus e a localização de sua produção no país irão acelerar significativamente a escala de vacinação da população e proteger a saúde dos cidadãos com a ajuda de uma das vacinas mais eficazes disponíveis no mundo hoje”.
***
O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru
Contato para informações adicionais:
Arseny Palagin Fundo de Investimento Direto Russo Secretário de imprensa Telefone: +7 495 644 34 14, ramal. 2395 Celular: +7 916 110 31 41 E-mail:[email protected]
Andrew Leach / Maria Shiryaevskaya Hudson Sandler Tel: +44 (0) 20 7796 4133
A sua mensagem foi enviada com sucesso!