Bolívia registrou a vacina Sputnik V tomando em conta os dados de ensaios clínicos russos

A vacina Sputnik V foi registrada com um procedimento acelerado

Moscou, 6 de janeiro de 2021 - O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, o fundo soberano da Federação Russa) anuncia o registro da vacina russa contra o coronavírus Sputnik V pela Agência Estatal de Medicamentos e Tecnologias de Saúde do Estado Plurinacional da Bolívia (Agencia Estatal De Medicamentos Y Tecnologías En Salud, AGEMED).

O registro foi realizado no âmbito do programa do procedimento acelerado de emergência (emergency use authorization). A vacina recebeu a aprovação AGEMED sem ensaios clínicos adicionais na Bolívia, tomando por base os resultados dos ensaios clínicos de fase III na Rússia. Foi pelo procedimento semelhante que a vacina Sputnik V foi previamente registrada pelo regulador argentino ANMAT em 23 de dezembro de 2020.

Os dados obtidos durante os ensaios clínicos de fase III na Rússia também foram aceitos pelas autoridades regulatórias da Sérvia e Bielo-Rússia com o objetivo de registrar e começar a usar o Sputnik V para vacinação da população. Na Sérvia, a vacinação começou em 6 de janeiro de 2021, na Bielo-Rússia - em 29 de dezembro de 2020.

Em 30 de dezembro de 2020, a RDIF e o Central de Abastecimiento e Suprimentos da Saúde (Central de Abastecimiento y Suministros de Salud, CEASS) da Bolívia anunciaram um acordo para fornecer 5,2 milhões de doses da vacina Sputnik V ao país para vacinar 2,6 milhões pessoas. O abastecimento será assegurado pelos parceiros internacionais da RDIF na Índia, China, Coreia do Sul e outros países. O acordo vai fornecer vacinas para mais de 20% da população do país.

A eficácia da vacina Sputnik V é de 91,4%, de acordo com os resultados da análise dos dados do terceiro ponto de verificação final no âmbito dos ensaios clínicos de fase III na Rússia, 21 dias após os voluntários terem recebido o primeiro componente da vacina. O cálculo da eficácia foi realizado com base nos dados de 22.714 voluntários que receberam a primeira e a segunda injeção da vacina Sputnik V ou placebo, no terceiro e último ponto de controle: 78 voluntários doentes segundo o Protocolo de Ensaios Clínicos de Fase III. Ao mesmo tempo, a eficácia da vacina Sputnik V contra casos graves de infecção por coronavírus foi de 100%.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), disse:
“O registro do Sputnik V na Bolívia salvará muitas vidas e evitará a propagação do coronavírus com uma vacina segura e eficaz baseada numa plataforma comprovada de vetores de adenovírus humanos. Apreciamos muito a parceria com as autoridades regulatórias da Bolívia e esperamos aprovação rápida dos outros países da América Latina e de todo o mundo em um futuro próximo”.

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia junto com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. Atualmente, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de RUB 2 trilhões, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US $ 40 bilhões. Informações adicionais são disponiveis no site: rdif.ru

Pessoas a contactar para informações adicionais:

Arseny Palagin
Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF)
Secretário de imprensa
Tel: +7 495 644 34 14, ramal 2395