RDIF e Hetero chegaram ao acordo de produzir mais de 100 milhões de doses da vacina Sputnik V

Moscou, 27 de novembro de 2020 – Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF – sigla em inglês – fundo independente da Federaçâo Russa) e Hetero, um dos maiores produtores de farmacéuticos na Índia (através da empresa afiliada Hetero Biofarma) declaram o acordo de produzir na Índia mais de 100 milões de doses por ano da primeira vacina registrada no mundo contra o coronavírus Sputnik V.

As partes pretendem lançar a produção no início do ano 2021.

Centro de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de N.F. Gamaleia e RDIF no dia 24 de novembro declararam os resultados positivos da 2ª análise provisória dos dados da Fase III do maior na história da Rússia estudo pós registro clínico duplo cego randomizado controlado por placebo da vacina contra coronavírus Sputnik V com participação de 40 000 voluntários. Os resultados provisórios do ensaio mais uma vez demonstraram a alta eficiência da vacina Sputnik V, a primeira no mundo vacina registrada contra coronavírus, criada com base de uma plataforma bem estudada dos vetores adenovirais humanos. A avaliação da eficiência foi realizada em 18 794 voluntários no 28º dia depois da 1ª injeção (7º dia depois da 2ª injeção) da vacina ou placebo ao atingir o segundo ponto de controle de acordo com o Protocolo do ensaio clínico. Os resultados da analise demonstraram a eficiência da Sputnik V 91,4%.

Uma característica única da vacina Russa é o uso de dois vetores diferentes com base de adenovírus humano o que permite garantir uma resposta imune mais forte e de longo prazo em comparação com as vacinas que usam o mesmo vetor para as duas injeções. Assim, os dados provisórios pelos voluntários no 42º dia depois da 1ª injeção (equivale ao 21º dia depois da 2ª injeção) quando os voluntários já formaram uma resposta imune estável demonstram a eficiência da vacina superior a 95%.

Neste momento foi aprovada e esta sendo realizada a fase III dos ensaios clínicos na República Belarus, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e alguns outros países bem como a fase II-III na Índia. Pedidos de aquisição de mais de 1,2 bilhões de doses da vacina Sputnik V foram recebidos de mais de 50 países.

A vacina para fornecimento aos mercados estrangeiros será produzida pelos parceiros internacionais da RDIF na Índia, Brasil, China, Coreia do Sul e outros países.

A segurança para saúde das vacinas com base de adenovírus humanos é comprovada por mais de 75 publicações internacionais e 250 ensaios clínicos, realizados no mundo ao longo de duas décadas (tendo em conta que a história do uso dos adenovírus humanos em vacinas começou em 1953). Vetoreis adenovirais são vírus transgénicos de um resfriado comum que não são capázes de se multiplicar no organismo humano. Quando a vacina Sputnik V é usada o que entra no organismo não é o próprio coronavírus, a vacina só contém informação genética de uma parte da sua capa protéica externa – assim chamados “pinos” que formam a “coroa” o que exclui completamente a possibilidade de infecção por causa da vacinação entretanto permite criar uma resposta imune estável do organismo.

Kirill Dmitriev, diretor geral do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), declaro:

“Estamos felizes de anunciar o acordo entre RDIF e Hetero que abre as oportunidades para produção da vacina segura e de alta eficiência Sputnik V na Índia. Os índices provisórios dos ensaios clínicos demonstram eficácia da vacina ao nível de 95% no 42º dia depois da primeira injeção. Sputnik V tem que virar uma parte importante do portfólio nacional de vacinas de cada país que procura protejer a sua população do coronavírus. Graças a parceria com Hetero serão significativamente aumentadas as capacidades produtivas para fabricação da vacina o que vai permitir fornecer um medicamento eficiente para a população da Índia no período da pandemia”.

B. Murali Krishna Reddi, chefe de marketing internacional de Hetero Labs Limited, disse:

“Estamos felizes de cooperar com RDIF nos quadros de produção da vacina mais esperada contra o coronavírus Sputnik V. Estamos anciosos para receber os resultados dos ensaios clínicos na Índia e achamos que a localização da produção da vacina permitirá garantir um processo eficiente de fornecimento da mesma aos pacientes. A nossa parceria é mais um passo em comum na luta contra o coronavírus que também apoia a realização dos objetivos da empresa “Produção na Índia” aprovado pelo primeiro ministro do país”.

Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF – sigla em inglês)

Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) foi fundado em 2011 para os investimentos no capital das empresas principalmente na área da Rússia junto com os maiores investidores financeiros e estratégicos internacionais. O fundo age como catalizador de investimentos diretos na economia da Rússia. Neste momento RDIF tem experiência de realização bem sucedida junto com os parceiros estrangeiros de mais de 80 projetos do volume total de mais de 1,9 trilhões de rublos abrangindo 95% regiões da Federação Russa. Nas empresas afiliadas da RDIF trabalham mais de 800 mil empregados, cuja renda anual é 6% do PIB da Rússia. RDIF criou parcerias estratégias com os principais co-investidores internacionais de 18 países de valor total de mais de 40 bilhões de dólares. Confira informação adiconal no web-site: rdif.ru

Hetero – uma das principais empresas farmacéuticas fabricantes de genéricos na Índia e um dos maiores produtores de medicamentos anti-retrovírus no mundo. A empresa tem experiência de 25 anos de trabalho no setor farmacéutico, as atividades estratégicas da Hetero abrangem produçãos dos ingridientes farmacéuticos ativos, genéricos globais, medicamentos biossimilares, serviços individuais farmacéuticos. A empresa é reconhecida ao nível mundial devido às suas competências na área de pesquisa e desenvolvimento, produção e comercialização de gama ampla de produtos. Hetero possui 36 fábricas modernas em vários países do mundo que funcionam em conformidade com as requisições rigorosas dos reguladores globais. O portfólio inclui mais de 300 produtos abrangindo as principais categorias terapéuticas, tais como HIV/AIDS, oncologia, doenças cardiovasculares, neurologia, hepatite, nefrologia, urologia, diabete, oftalmologia, hepatologia e imunologia e outras. Hetero é caracteriazada por uma presença forte global em mais de 126 países e procura garantir acessibilidade dos remédios para os pacientes do mundo inteiro. Confira informação adicional no web-site: www.heteroworld.com

Pessoas de contato para informações adicionais:

Arseny Palagin
Fundo de Investimento Direto Russo