A eficácia da vacina “Sputnik V” foi de 97,6% com base na análise de dados de 3,8 milhões de russos vacinados

Moscou, 19 de abril de 2021 – O Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia do Ministério da Saúde da Federação Russa e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, o fundo soberano da Federação Russa) anunciam a eficácia da vacina Sputnik V no nível de 97,6% com base na análise de dados sobre a incidência do coronavírus entre russos vacinados com os dois componentes do fármaco.

Atualmente, na Rússia, no âmbito do Sistema Único de Informação do Estado no Setor de Saúde (Sistema Único de Informação de Saúde do Estado), o Ministério da Saúde da Rússia mantém um registro das pessoas que foram vacinadas, bem como dos cidadãos que contraíram o coronavírus.

De acordo com os dados de vacinação de 3,8 milhões de russos totalmente imunizados com ambos os componentes no período de 5 de dezembro de 2020 a 31 de março de 2021 como parte do programa de vacinação civil em massa, a incidência desde 35 dias a partir da data da primeira injeção foi de apenas 0,027%.

Ao mesmo tempo, a incidência entre a população adulta não vacinada por um período comparável a partir do 35º dia após o lançamento da vacinação civil em massa foi de 1,1%.

A eficácia da vacina é calculada usando a seguinte fórmula:

form_PORT.jpg

Os dados e cálculos da eficácia da vacina serão publicados em uma revista médica revisada por pares em maio deste ano.

A vacina “Sputnik V” está registrada em 60 países com uma população total de 3 bilhões de pessoas. Em termos de número de aprovações recebidas por reguladores governamentais, a “Sputnik V” ocupa o segundo lugar no mundo.

A vacina “Sputnik V” já foi aprovada na Rússia, Belarus, Argentina, Bolívia, Sérvia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Irã, República da Guiné, Tunísia, Armênia, México, Nicarágua, Republika Srpska (Bósnia e Herzegovina), Líbano, Mianmar, Paquistão, Mongólia, Bahrein, Montenegro, São Vicente e Granadinas, Cazaquistão, Uzbequistão, Gabão, San Marino, Gana, Síria, Quirguistão, Guiana, Egito, Honduras, Guatemala, Moldávia, Eslováquia, Angola, Djibuti, República do Congo, Sri Lanka, Laos, Iraque, Macedônia do Norte, Quênia, Marrocos, Jordânia, Namíbia, Azerbaijão, Filipinas, Camarões, Seychelles, Maurício, Vietnã, Antígua e Barbuda, Mali, Panamá e Índia.

Alexander Gintsburg, Diretor do Centro Gamaleia afirmou:

“A real eficácia da vacina ‘Sputnik V’ pode ser ainda maior do que os resultados apresentados em nossa análise, uma vez que os dados do sistema de registro de casos permitem um lapso de tempo entre a coleta da amostra (a data real da doença) e o diagnóstico. Assim, a ‘Sputnik V’ mais uma vez confirmou sua alta eficácia na prevenção da infecção por coronavírus.”

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), afirmou:

“Os dados publicados no principal jornal médico The Lancet mostraram uma eficácia da vacina de 91,6%. Como mostra a análise dos dados de morbidade de quase 4 milhões de russos vacinados, a eficácia da vacina é ainda maior e chega a 97,6%. Esses indicadores nos permitem dizer com segurança que a ‘Sputnik V’ fornece um dos melhores indicadores de proteção contra a infecção por coronavírus entre todas as vacinas do mundo. Vemos que 60 países que aprovaram o uso da ‘Sputnik V’ em seu território fizeram a escolha certa em favor de uma das ferramentas mais eficazes para a prevenção do coronavírus.”

A vacina “Sputnik V” tem vantagens importantes:

• A vacina “Sputnik V” é baseada em uma plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos que causam o resfriado comum e que têm sido encontrados pela humanidade há milênios.

• A vacina “Sputnik V” usa dois vetores diferentes para duas injeções durante o processo de vacinação, o que cria uma imunidade mais forte em comparação com vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

• A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos de longo prazo das vacinas de adenovírus foram comprovadas em mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.

• A “Sputnik V” não causa alergias graves.

• A temperatura de armazenamento da “Sputnik V” de + 2 + 8 graus Celsius permite que seja armazenada em refrigerador convencional sem a necessidade de investimento em infraestrutura adicional da cadeia de frio.

O Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia, do Ministério da Saúde da Federação Russa, é um dos centros de pesquisa mais antigos da Rússia, que celebrou seu 100º aniversário em 1991. O conteúdo principal das atividades do centro é a resolução de problemas fundamentais no campo da epidemiologia, microbiologia médica e molecular e imunologia infecciosa. Mais informações podem ser encontradas em www.gamaleya.org

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru

Contato para informações adicionais:

Fundo de Investimento Direto Russo
Diretor de Comunicações Externas