A vacina Sputnik V foi aprovada na Índia

Índia se tornou 60º país tendo aprovado o Sputnik V

Sputnik V é uma das apenas três vacinas registradas na Índia

A população total dos países que registraram a vacina russa chegou aos 3 bilhões de pessoas

Moscou, 12 de abril de 2021 – O Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI, o fundo soberano da Federação Russa) anuncia a decisão da Autoridade Geral de Controle de Drogas da Índia (Drug Controller General of India, DCGI) de enregistrar a vacina russa contra o coronavírus Sputnik V. A Índia se tornou o 60º país onde o uso do medicamento for aprovado - uma das únicas três vacinas contra o coronavírus aprovadas para uso na Índia.

A Índia é o estado com a maior população entre os 60 países tendo aprovado o Sputnik V. O número total de residentes desses países chega a 3 bilhões de pessoas, seja 40% da população mundial.

O registro foi realizado como parte de um procedimento de autorização de uso de emergência (EUA), levando em consideração os resultados dos ensaios clínicos da vacina na Rússia, bem como os dados positivos de fase III de ensaios clínicos adicionais na Índia realizados em parceria com os Laboratórios de Dr. Reddy.

A Índia é o principal centro de fabricação da vacina russa. A RDIF assinou acordos com os maiores fabricantes de produtos farmacêuticos da Índia (Gland Pharma, Hetero Biopharma, Panacea Biotec, Stelis Biopharma, Virchow Biotech) para produzir mais de 850 milhões de doses de Sputnik V por ano.

O Sputnik V ocupa o segundo lugar no mundo em termos de número de aprovações recebidas por reguladores governamentais.

A utilização da vacina Sputnik V já foi aprovada na Rússia, Bielo-Rússia, Argentina, Bolívia, Sérvia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão, Hungría, Emirados Árabes Unidos, Irã, República da Guiné, Tunísia e Armênia, México, Nicarágua, Republika Srpska (entidade da Bósnia e Herzegovina), Líbano, Mianmar, Paquistão, Mongólia, Bahrein, Montenegro, São Vicente e Granadinas, Cazaquistão, Uzbequistão, Gabão, São Marino, Gana, Síria, Quirguistão, Guiana, Egito, Honduras, Guatemala, Moldávia, Eslováquia, Angola, Djibouti, República do Congo, Sri Lanka, Laos, Iraque, Macedônia do Norte, Quênia, Marrocos, Jordânia, Namíbia, Azerbaijão, Filipinas, Camarões, Seychelles, Maurício, Vietnã, Antígua e Barbuda, Mali e Panamá.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI), declarou:

“Saudamos a decisão das autoridades reguladoras da Índia de aprovar a vacina Sputnik V. A obtenção da licença para o uso do medicamento é uma etapa importante para a parceria entre a Rússia e a Índia no campo dos ensaios clínicos do Sputnik V e produção local da vacina.

O medicamento russo tem uma eficiência de 91,6% e fornece proteção completa contra casos graves de coronavírus de acordo com testes clínicos publicados na revista médica The Lancet.

A Índia é um centro internacional de fabricação de vacinas e parceiro estratégico de Sputnik V. A RDIF estabeleceu uma série de parcerias com empresas farmacêuticas líderes na Índia graças às quais o Sputnik V será produzido tanto para vacinação da população do país quanto para garantir o abastecimento internacional. A Índia produzirá mais de 850 milhões de doses da vacina Sputnik V anualmente para vacinar mais de 425 milhões de pessoas em todo o mundo ”.

As principais vantagens da vacina Sputnik V são:

• A eficácia do “Sputnik V” é de 91,6% o que foi aprovado pela publicação dos dados na «The Lancet», uma das revistas medicais mais velhas e mais respeitadas no mundo; a vacina oferece proteção total contra casos graves de coronavírus.

• A vacina Sputnik V é baseada na plataforma comprovada e bem estudada de vetores adenovirais humanos que causam o resfriado comum que a humanidade conhece há milênios.

• A vacina Sputnik V usa dois vetores diferentes para duas injeções durante o processo de vacinação, o que cria uma imunidade mais resistente em comparação com vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

• A segurança, eficácia e ausência de efeitos adversos de longo prazo das vacinas de adenovírus foram comprovadas em mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.

• O Sputnik V não causa alergias graves.

• A temperatura de armazenamento de Sputnik V entre +2 +8 graus Celsius permite que seja armazenado em refrigerador convencional sem a necessidade de investimento em infraestrutura adicional da rede de frio.

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia junto com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. Atualmente, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de RUB 2 trilhões, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US $ 40 bilhões. Informações adicionais são disponiveis no site: rdif.ru

Pessoas a contactar para informações adicionais:

Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF)
Diretor de Comunicações Externas
Celular: +7 915 312 76 65