Rússia é altamente confiável como fabricante de vacinas. Quase metade dos entrevistados em 11 países conhecem a “Sputnik V”, de acordo com a pesquisa YouGov

Moscou, 17 de novembro de 2020 – O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, o fundo soberano da Federação Russa) anuncia os resultados de uma pesquisa com mais de 12 mil entrevistados em 11 países sobre a atitude em relação à vacinação contra a infecção por coronavírus e suas preferências na escolha de uma vacina. De acordo com a pesquisa, 73% dos entrevistados estão prontos para serem vacinados contra o coronavírus, enquanto entre aqueles que conhecem a vacina russa “Sputnik V”, o número de pessoas que gostariam de ser vacinadas é ainda maior - 4 em cada 5 entrevistados. O aumento na proporção de participantes da pesquisa que gostariam de ser vacinados entre aqueles que conhecem a vacina russa mostra grande confiança na Rússia como fabricante global de vacinas.

A plataforma de vetor de adenovírus humano da vacina “Sputnik V” é quase nove vezes mais confiável do que a plataforma de adenovírus não humano.

A pesquisa foi realizada de 9 a 19 de outubro pela YouGov, empresa líder em pesquisa de mercado e análise de dados do Reino Unido. Participaram residentes do Brasil, Vietnã, Egito, Índia, Indonésia, Malásia, México, Nigéria, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas. Mais de 2,5 bilhões de pessoas vivem nesses países, ou o equivalente a mais de 30% da população mundial. A pesquisa é uma das maiores sobre o tema e a primeira pesquisa global envolvendo países do Oriente Médio e Sudeste Asiático.

A pesquisa foi realizada antes do anúncio de 92% de eficácia da vacina “Sputnik V” nos primeiros resultados de análise de dados provisórios.

Principais resultados da pesquisa:

• A esmagadora maioria dos participantes do estudo são positivos sobre a vacinação contra o coronavírus (73% dos entrevistados).

• Entre aqueles que conhecem a vacina russa “Sputnik V”, a porcentagem de pessoas que estão prontas para serem vacinadas é ainda maior - mais de 80% dos entrevistados.

graph-1.jpg

• Quase metade dos participantes da pesquisa (44%) conhece a vacina russa “Sputnik V”.

• O maior conhecimento foi demonstrado por residentes do México, Índia, Brasil, Vietnã e Filipinas (55-60% dos entrevistados).

graph-2.jpg

• Nove em cada 10 entrevistados que decidiram sobre a escolha de uma vacina preferem uma vacina baseada em adenovírus humano (a plataforma da “Sputnik V”) a outras plataformas baseadas em adenovírus não humanos.

• Uma alta confiança na vacina com base em adenovírus humano foi registrada em todos os países pesquisados.

graph-3.jpg

• A Rússia, como fabricante de vacinas, é a mais confiável. A Rússia ocupa o primeiro lugar com 21% da preferência, à frente dos Estados Unidos (15%) e da China (13%), entre os países produtores de vacinas citados pelos entrevistados como os mais confiáveis em primeiro lugar.

• Em termos do número total de menções entre os países com maior credibilidade (cada entrevistado nomeou três países), os líderes foram Estados Unidos, Rússia e China com 45%, 40% e 32% do total de votos dos entrevistados, respectivamente.

• O maior indicador de confiança na Rússia foi registrado no México, Vietnã, Filipinas, Brasil, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), disse:

“A escola científica russa na área de microbiologia, imunologia e desenvolvimento de vacinas e medicamentos goza de grande prestígio no mundo, o que é confirmado pela pesquisa. A Rússia, como fabricante de vacinas, foi mencionada com mais frequência do que outros países como inspiradora de maior confiança. A pesquisa cobriu 11 países em várias regiões do mundo, incluindo representantes de diferentes nacionalidades e culturas. É importante que os resultados demonstrem que a maioria dos entrevistados está pronta para ser vacinada contra a infecção por coronavírus.

Os resultados da pesquisa enfatizam que os residentes dos maiores países do mundo têm uma atitude positiva em relação à vacina russa, estão cientes de sua plataforma tecnológica e de suas vantagens. Os participantes da pesquisa que conheciam a vacina ‘Sputnik V’ expressaram uma maior prontidão para a vacinação devido ao seu entendimento da confiabilidade, segurança e eficácia do desenvolvimento russo. A plataforma no centro da ‘Sputnik V’ provou ser segura e eficaz ao longo de décadas de pesquisas científicas e testes clínicos. O RDIF junto com o Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia continuará a trabalhar ativamente para tornar a vacina ‘Sputnik V’ disponível para todo o mundo depois que as necessidades de nosso país forem atendidas.”

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru

Contato para informações adicionais:

Arseny Palagin
Fundo de Investimento Direto Russo
Secretário de imprensa
Telefone: +7 495 644 34 14, ramal. 2395
Celular: +7 916 110 31 41

Todos os dados, salvo indicação em contrário, são fornecidos pela YouGov Plc. O tamanho total da amostra foi de 12.323 adultos no Brasil, Egito, Índia, Indonésia, Malásia, México, Nigéria, Filipinas, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Vietnã. As entrevistas foram realizadas online de 9 a 19 de outubro de 2020. Os números da pesquisa para cada país foram ponderados pela média do número de votos para calcular os totais para todos os países.