Notícias

Primeiro lote de 300.000 doses da vacina “Sputnik V” é entregue à Argentina

Esta é uma das maiores entregas individuais de uma vacina contra a COVID para um país da América Latina

Moscou, 24 de dezembro de 2020 – O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, fundo soberano da Rússia) anuncia a entrega para a Argentina do primeiro lote de 300.000 doses da “Sputnik V”, a primeira vacina registrada no mundo contra o coronavírus.

Esta entrega faz parte do volume total de fornecimento de 10 milhões de doses acordado entre o RDIF e o Governo da Argentina em 10 de dezembro de 2020. Em 23 de dezembro, a Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) da Argentina concedeu autorização para uso emergencial da “Sputnik V” e aprovou o uso da vacina no país.

O fornecimento de 300.000 doses para a Argentina é um dos maiores embarques individuais de uma vacina contra a COVID para qualquer país da América Latina.

A “Sputnik V” tem um conjunto único de parâmetros que a torna uma das vacinas mais competitivas do mundo. Em 14 de dezembro, o Centro Nacional Gamaleia e o RDIF anunciaram os resultados da terceira e última análise do ponto de controle dos dados obtidos 21 dias após a aplicação da primeira dose aos voluntários. A eficácia da vacina é de 91,4%. O cálculo foi baseado na análise de dados de 22.714 voluntários que receberam a primeira e a segunda doses da vacina “Sputnik V” ou placebo no terceiro e último ponto de controle de 78 casos confirmados de acordo com o protocolo de ensaios clínicos de Fase III. A vacina foi confirmada como altamente eficaz, com uma taxa de acima de 90% em cada um dos três pontos de controle dos ensaios clínicos (20, 39 e 78 casos confirmados da nova infecção por coronavírus entre voluntários tanto no grupo de placebo quanto no grupo que recebeu a vacina).

A vacina demonstrou eficácia de 100% contra casos graves de coronavírus. Houve 20 casos graves de infecção por coronavírus entre os casos confirmados no grupo do placebo e nenhum caso grave no grupo da vacina.

O custo de uma dose é inferior a US$ 10 para o mercado internacional e a produção da forma liofilizada (seca) da vacina, que é armazenada a uma temperatura de +2 a +8 graus Celsius, permite que ela seja facilmente distribuída para o mercado internacional.

Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), disse:

“A entrega da vacina ‘Sputnik V’ na Argentina é um grande exemplo de cooperação entre nossos países e um momento verdadeiramente histórico. O país inteiro viu o avião com o primeiro lote da vacina Sputnik V pousar no aeroporto de Ezeiza na véspera de Natal com a grande esperança de que este seja o início de uma nova era sem COVID. V no nome de nossa vacina significa Vitória e desejamos ao povo argentino uma vitória decisiva sobre esta doença.

A Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a autorizar oficialmente o uso da vacina ‘Sputnik V’. A entrega de 300 mil doses permitirá que nossos parceiros na Argentina comecem a vacinação em massa antes do final de 2020. A ‘Sputnik V’ já é usada para vacinação na Rússia e apoiamos a decisão do Governo da Argentina de incluir nossa vacina no portfólio nacional de ferramentas contra a COVID. A ‘Sputnik V’ é baseada em uma plataforma segura e bem estudada de vetores adenovirais humanos comprovada ao longo de décadas”.

***

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru

Contato para informações adicionais:

Arseny Palagin
Fundo de Investimento Direto Russo
Secretário de imprensa
Telefone: +7 495 644 34 14, ramal. 2395
Celular: +7 916 110 31 41
E-mail:[email protected]


A sua mensagem foi enviada com sucesso!

Você está inscrito para receber nossas notícias.
Obrigado!