Prof. Brendan Wren
Professor de Patogênese Microbiana, Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres

Os dados sobre os estudos da vacina russas relatados na The Lancet são encorajadores - demonstrando a segurança e imunogenicidade da vacina contra a COVID-19 baseada em adenovírus.

Prof. Polina Stepensky
Chefe do Departamento de Transplante de Medula Óssea e Imunoterapia do Câncer do Hospital Hadassah

Em primeiro lugar, devo dizer aos cientistas russos e aos profissionais de saúde russos: ‘Bravo!’. Esta tecnologia e abordagem científica nós entendemos perfeitamente e aprovamos absolutamente. Vocês fizeram um verdadeiro avanço na ciência e na medicina. Estamos muito gratos por vocês terem feito um trabalho maravilhoso. É notável que seja gerada uma resposta imune humoral estável, bem como mediada por células. Isso é conseguido por meio da utilização de dois vetores distintos, liberando o fármaco e, ao mesmo tempo, resolvendo o problema de um possível efeito neutralizante na segunda injeção. A eficiência muito alta de dois adenovírus selecionados foi comprovada. Assim, a plataforma utilizada pelo Instituto Gamaleia é a plataforma correta.

O trabalho realizado inspira muito respeito, e a própria vacina é digna de estudo e uso.

Dr. Stephane Gayet
Professor da Universidade de Estrasburgo, médico do Hospital Universitário de Estrasburgo

Esta é uma vacina valiosa e eficaz pela qual anseio pessoalmente. Estou muito interessado no trabalho que os pesquisadores russos fizeram. Percebi que um dos métodos mais avançados estava sendo usado - o método do vetor adenoviral.

Dr. Fabio Vilas-Boas Pinto
Secretário de Saúde do Estado da Bahia

O Governo do Estado da Bahia, no Brasil, está muito satisfeito com o acordo firmado com o Fundo Soberano de Riqueza da Federação Russa, que garantirá o acesso à vacina Sputnik V ao povo brasileiro, assim que for aprovada pelas autoridades regulatórias nacionais brasileiras. Por se tratar de uma vacina construída com adenovírus humano, que é uma das plataformas de desenvolvimento de vacinas mais seguras e eficazes do mundo, acreditamos que os resultados dos ensaios clínicos de fase 3 em andamento confirmarão os dados observados nas fases 1 e 2.

G V Prasad
Co-presidente e diretor administrativo dos Laboratórios Dr. Reddy

Temos o prazer de fazer esta parceria com o RDIF para levar a vacina para a Índia. Os resultados das fases I e II se mostraram promissores, e conduziremos testes de fase III na Índia para atender aos requisitos dos reguladores indianos. A vacina Sputnik V pode ser uma opção confiável em nossa luta contra a COVID-19 na Índia.

Shavkat Ismailov
Presidente do Grupo de Empresas LAXISAM

O trabalho de cooperação na vacina Sputnik V com o RDIF desempenha um papel importante. A vacina foi criada por cientistas russos com base em pesquisas científicas e clínicas avançadas.

Polina Stepensky
Presidente do Departamento de Transplante de Medula Óssea e Imunoterapia do Câncer do Hospital Hadassah, Israel

Em primeiro lugar, devo dizer aos cientistas russos e aos profissionais de saúde russos ‘Bravo!’. Esta tecnologia e abordagem científica nós entendemos perfeitamente e aprovamos absolutamente. Vocês conseguiram um verdadeiro avanço na ciência e na medicina. Estamos muito gratos por vocês terem feito um trabalho maravilhoso.

Zhong Nanshan
Diretor Instituto de Doenças Respiratórias de Guangzhou, China

Tenho muito apreço pela vacina contra a COVID-19, desenvolvida pelo Centro Gamaleia. Deixe-me parabenizar seu país pela conclusão do procedimento de registro federal. A vacina adenoviral russa é segura e deve concluir com sucesso em seus ensaios clínicos.

Hildegund Ertl
Professor, Centro de Vacinas e Imunoterapia do Instituto Wistar na Filadélfia, EUA

Pelo que tenho visto, esta é provavelmente a plataforma mais promissora.

Ian Jones
Professor de Virologia na Reading University, Reino Unido

Existem dados gerais suficientes sobre vacinas baseadas em adenovírus recombinantes para assumir que a própria vacina será segura nas doses usuais.